an online Instagram web viewer
  • cenasdateledramaturgia
    Cenas da Teledramaturgia BR.
    @cenasdateledramaturgia

Images by cenasdateledramaturgia

"Inicialmente, seria feita uma minissérie sobre a vida de #MãeMenininhadoGantois. Uma equipe da #TVManchete viajou para Salvador depois de ter conseguido uma autorização verbal da família para realizar a minissérie. Autorização negada em seguida. A Manchete desistiu da ideia da minissérie, mas o autor #PauloCesarCoutinho tentou escrever a história do Terreiro de Casa Branca, o mais antigo do Brasil. Houve nova autorização, depois negada, como da primeira vez. Só que uma equipe de 30 pessoas da Manchete já estava na Bahia para as gravações. Coutinho disse que, a partir daí, se 'libertou' da necessidade de escrever uma história baseada em fatos reais. Trancou-se num quarto de hotel para escrever a história. Na emissora, duvidaram que ele conseguisse escrever a minissérie #MãedeSanto em tão pouco tempo. 'Foi uma epopéia. Mas não me arrependo. Era uma coisa que tinha que ser feita', disse Coutinho. Para mostrar a África, a Manchete construiu uma floresta e um castelo em Xerém (RJ). Em Salvador, a Manchete gravou apenas externas. Todas as cenas internas foram gravadas num terreiro em Santíssimo, subúrbio carioca. Em Salvador, nenhum terreiro permitiu a realização. A mãe-de-santo interpretada por #ZezéMotta é o fio condutor da história. Segundo a atriz, os adeptos do candomblé na Bahia têm uma atitude mais rigorosa e não permitem gravações. Por vaidade, Zezé quase não aceitou o papel. Aos 46 anos, se assustou ao perceber que já estava sendo escalada para fazer uma mãe-de-santo. 'O Paulo jogou búzios, em vários terreiros, para saber quem seria a pessoa indicada para o papel. Em todos eles, caiu o meu nome', contou a atriz, que é filha de Oxum com Iansã. 'Nos primeiros dias de gravação, me sentia mal e não conseguia fazer nada. Até que o Wanderley [pai-de-santo consultor da equipe] me perguntou se eu tinha pedido licença aos orixás para o trabalho. Voltei para a casa e, numa tarde, acendi velas para os meus santos, rezei e tomei banho de ervas. No dia seguinte, me sentia em casa', contou.” (Por Sônia Apolinário | Folha de S. Paulo - 09/10/1990)
"Inicialmente, seria feita uma minissérie sobre a vida de #MãeMenininhadoGantois . Uma equipe da #TVManchete  viajou para Salvador depois de ter conseguido uma autorização verbal da família para realizar a minissérie. Autorização negada em seguida. A Manchete desistiu da ideia da minissérie, mas o autor #PauloCesarCoutinho  tentou escrever a história do Terreiro de Casa Branca, o mais antigo do Brasil. Houve nova autorização, depois negada, como da primeira vez. Só que uma equipe de 30 pessoas da Manchete já estava na Bahia para as gravações. Coutinho disse que, a partir daí, se 'libertou' da necessidade de escrever uma história baseada em fatos reais. Trancou-se num quarto de hotel para escrever a história. Na emissora, duvidaram que ele conseguisse escrever a minissérie #MãedeSanto  em tão pouco tempo. 'Foi uma epopéia. Mas não me arrependo. Era uma coisa que tinha que ser feita', disse Coutinho. Para mostrar a África, a Manchete construiu uma floresta e um castelo em Xerém (RJ). Em Salvador, a Manchete gravou apenas externas. Todas as cenas internas foram gravadas num terreiro em Santíssimo, subúrbio carioca. Em Salvador, nenhum terreiro permitiu a realização. A mãe-de-santo interpretada por #ZezéMotta  é o fio condutor da história. Segundo a atriz, os adeptos do candomblé na Bahia têm uma atitude mais rigorosa e não permitem gravações. Por vaidade, Zezé quase não aceitou o papel. Aos 46 anos, se assustou ao perceber que já estava sendo escalada para fazer uma mãe-de-santo. 'O Paulo jogou búzios, em vários terreiros, para saber quem seria a pessoa indicada para o papel. Em todos eles, caiu o meu nome', contou a atriz, que é filha de Oxum com Iansã. 'Nos primeiros dias de gravação, me sentia mal e não conseguia fazer nada. Até que o Wanderley [pai-de-santo consultor da equipe] me perguntou se eu tinha pedido licença aos orixás para o trabalho. Voltei para a casa e, numa tarde, acendi velas para os meus santos, rezei e tomei banho de ervas. No dia seguinte, me sentia em casa', contou.” (Por Sônia Apolinário | Folha de S. Paulo - 09/10/1990)
“A Wanda, personagem de #MaluMader [me incomodou muito]. O #CassianoGabusMendes [autor principal da história] queria transformar a personagem, uma vigarista, na heroína da novela [#OMapadaMina #TVGlobo 1993]. Ela não era do bem. Queria ferrar a vida de todo mundo, era uma mulher sacana. Claro que não deu certo! Eu falava: ‘Cassiano, tenho uma profunda antipatia por essa personagem’. Eu não suportava a ideia de ela se dar bem. Eu dizia a ele que não funcionaria, e não funcionou. Discutíamos sempre, porque ele falava que queria fazer alguma coisa diferente em novela, mas essa situação significava subverter totalmente as regras da teledramaturgia. Eu, que era mais nova no ramo, enxergava como um telespectador. E pensava: ‘Não quero assistir a essa novela’.” #MariaAdelaideAmaral em depoimento ao ‘Autores – História da Teledramaturgia’
“A Wanda, personagem de #MaluMader  [me incomodou muito]. O #CassianoGabusMendes  [autor principal da história] queria transformar a personagem, uma vigarista, na heroína da novela [#OMapadaMina  #TVGlobo  1993]. Ela não era do bem. Queria ferrar a vida de todo mundo, era uma mulher sacana. Claro que não deu certo! Eu falava: ‘Cassiano, tenho uma profunda antipatia por essa personagem’. Eu não suportava a ideia de ela se dar bem. Eu dizia a ele que não funcionaria, e não funcionou. Discutíamos sempre, porque ele falava que queria fazer alguma coisa diferente em novela, mas essa situação significava subverter totalmente as regras da teledramaturgia. Eu, que era mais nova no ramo, enxergava como um telespectador. E pensava: ‘Não quero assistir a essa novela’.” #MariaAdelaideAmaral  em depoimento ao ‘Autores – História da Teledramaturgia’
A direção de teledramaturgia da #TVGlobo decidiu adiar a próxima novela das nove do autor #AguinaldoSilva. Segundo a jornalista #Patrícia Kogut, no lugar de #OSétimoGuardião entrará uma nova trama de #JoãoEmanuelCarneiro. Ambientada em Salvador, a história terá a direção geral de #DennisCarvalho e #MariadeMédicis . Previsão de estreia para maio de 2018.
Um dos principais diretores de dramaturgia da #TVGlobo, #MauroMendonçaFilho - responsável pelo núcleo artístico da próxima trama das nove de #WalcyrCarrasco, #OOutroLadodoParaíso -, usou o Facebook para desabafar sobre sua decepção com alguns atores. "Já encontrei muito ator ou atriz que depois de você convidar, instruir, conduzir, insistir, apoiar, repetir, fazê-lo despontar, age de forma meio blasé com você, ao final do trabalho, se colocando no centro do universo, como se você não tivesse feito nada por ele, como se não existisse nenhum outro fator determinante para seu bom desempenho. Simplesmente, te ignoram quando chega a hora de colher os frutos do sucesso. E se você o (a) convida para algum novo trabalho, ouve os maiores absurdos, as piores desculpas, sem se lembrar de que você também contribuiu para abrir suas possibilidades. Bom, atores assim, a gente perde o tesão e provavelmente, nunca mais convida. Os grandes e dignos não estão aqui em discussão. E os que valorizam e reverenciam o que você faz, mantêm comigo um círculo vivo de trabalho, gratidão, cumplicidade e parceria." E ratificou sua admiração por #GraziMassafera, com quem trabalhou em #VerdadesSecretas: "Grazi, conte com minhas vísceras para que você possa brilhar sempre!".
Um dos principais diretores de dramaturgia da #TVGlobo , #MauroMendonçaFilho  - responsável pelo núcleo artístico da próxima trama das nove de #WalcyrCarrasco , #OOutroLadodoParaíso  -, usou o Facebook para desabafar sobre sua decepção com alguns atores. "Já encontrei muito ator ou atriz que depois de você convidar, instruir, conduzir, insistir, apoiar, repetir, fazê-lo despontar, age de forma meio blasé com você, ao final do trabalho, se colocando no centro do universo, como se você não tivesse feito nada por ele, como se não existisse nenhum outro fator determinante para seu bom desempenho. Simplesmente, te ignoram quando chega a hora de colher os frutos do sucesso. E se você o (a) convida para algum novo trabalho, ouve os maiores absurdos, as piores desculpas, sem se lembrar de que você também contribuiu para abrir suas possibilidades. Bom, atores assim, a gente perde o tesão e provavelmente, nunca mais convida. Os grandes e dignos não estão aqui em discussão. E os que valorizam e reverenciam o que você faz, mantêm comigo um círculo vivo de trabalho, gratidão, cumplicidade e parceria." E ratificou sua admiração por #GraziMassafera , com quem trabalhou em #VerdadesSecretas : "Grazi, conte com minhas vísceras para que você possa brilhar sempre!".
Os atores #AnaAriel #CosmedosSantos #MonahDelacy e #SôniaBraga nos bastidores de #Gabriela #TVGlobo (1975). Da obra de #JorgeAmado, com adaptação de #WalterGeorgeDurst e direção de #WalterAvancini e #GonzagaBlota. Um grande sucesso da teledramaturgia brasileira!
“#PetrônioGontijo, de 22 anos, é o novo galã do horário das 18h na Globo. O papel tinha sido inicialmente oferecido a #MarcosWinter, que recusou por estar envolvido com teatro. #JaymePeriard foi anunciado, mas o ator, que faz um estágio de direção na novela, sofreu um acidente e quebrou o braço. O diretor #HervalRossano decidiu então apostar no talento de Petrônio Gontijo. A única participação do ator em televisão foi no especial de #ChitãozinhoeXororó. Ele foi um dos diversos atores chamados pelo diretor #LuísFernandoCarvalho para fazer pequenas participações dramáticas. Seu trabalho agradou e ele foi convidado a fazer um teste para #ODonodoMundo, de #GilbertoBraga. Aprovado, o ator foi escalado para representar Humberto, um pianista. A surpresa: o telefonema de Herval Rossano convidando-o para o principal papel masculino de #Salomé. ‘É muito estimulante receber tal voto de confiança. Isso só pode ajudar o meu trabalho. Ao mesmo tempo, é claro que surge o medo; afinal, nunca fiz uma novela. É um susto muito grande. Mas não podemos ter medo do medo. Temos que canalizar todas essas emoções para o trabalho’, afirma. Gontijo é formado em Artes Cênicas pela Unicamp.” Trechos da reportagem de  Lívia de Almeida, do O Globo (13/03/1991)
#PetrônioGontijo , de 22 anos, é o novo galã do horário das 18h na Globo. O papel tinha sido inicialmente oferecido a #MarcosWinter , que recusou por estar envolvido com teatro. #JaymePeriard  foi anunciado, mas o ator, que faz um estágio de direção na novela, sofreu um acidente e quebrou o braço. O diretor #HervalRossano  decidiu então apostar no talento de Petrônio Gontijo. A única participação do ator em televisão foi no especial de #ChitãozinhoeXororó . Ele foi um dos diversos atores chamados pelo diretor #LuísFernandoCarvalho  para fazer pequenas participações dramáticas. Seu trabalho agradou e ele foi convidado a fazer um teste para #ODonodoMundo , de #GilbertoBraga . Aprovado, o ator foi escalado para representar Humberto, um pianista. A surpresa: o telefonema de Herval Rossano convidando-o para o principal papel masculino de #Salomé . ‘É muito estimulante receber tal voto de confiança. Isso só pode ajudar o meu trabalho. Ao mesmo tempo, é claro que surge o medo; afinal, nunca fiz uma novela. É um susto muito grande. Mas não podemos ter medo do medo. Temos que canalizar todas essas emoções para o trabalho’, afirma. Gontijo é formado em Artes Cênicas pela Unicamp.” Trechos da reportagem de Lívia de Almeida, do O Globo (13/03/1991)
A #TVBand lançou em 1995 a novela #AIdadedaLoba, de autoria de #AlcioneAraújo com a colaboração de #ReginaBraga, sob a direção artística de #JaymeMonjardim (com a parceria de #MarcosSchechtman), que voltou à emissora que o lançou ainda no começo dos anos 80. A história girava em torno das personagens interpretadas por #BettyFaria e #ÂngelaVieira, mas o elenco contava com um time especial: #PauloGoulart #AntônioAbujamra #FelipeCamargo #BethGoulart #RenataFronzi #JucadeOliveira #AdrianoReys #ImaraReis #LuizCarlosArutin #EduardoConde #LuizArmandoQueiroz entre outros... "Esta novela mais sussurra do que grita. Ninguém mais aguenta de violência, vamos mostrar um Rio humanizado", disse o autor Alcione à repórter Patrícia Kogut, do O Globo (09/04/1995). "Sou uma atriz popular e isto já dá uma esperança para as mulheres da minha idade. A brasileira, depois dos 50, é tratada como carne de açougue, não serve mais para consumo. A personagem é batalhadora. Acredito que com este trabalho, eu vá fazer com que as telespectadoras desta faixa etária sintam que é possível recomeçar e ser feliz de novo", enfatizou Betty.
A #TVBand  lançou em 1995 a novela #AIdadedaLoba , de autoria de #AlcioneAraújo  com a colaboração de #ReginaBraga , sob a direção artística de #JaymeMonjardim  (com a parceria de #MarcosSchechtman ), que voltou à emissora que o lançou ainda no começo dos anos 80. A história girava em torno das personagens interpretadas por #BettyFaria  e #ÂngelaVieira , mas o elenco contava com um time especial: #PauloGoulart  #AntônioAbujamra  #FelipeCamargo  #BethGoulart  #RenataFronzi  #JucadeOliveira  #AdrianoReys  #ImaraReis  #LuizCarlosArutin  #EduardoConde  #LuizArmandoQueiroz  entre outros... "Esta novela mais sussurra do que grita. Ninguém mais aguenta de violência, vamos mostrar um Rio humanizado", disse o autor Alcione à repórter Patrícia Kogut, do O Globo (09/04/1995). "Sou uma atriz popular e isto já dá uma esperança para as mulheres da minha idade. A brasileira, depois dos 50, é tratada como carne de açougue, não serve mais para consumo. A personagem é batalhadora. Acredito que com este trabalho, eu vá fazer com que as telespectadoras desta faixa etária sintam que é possível recomeçar e ser feliz de novo", enfatizou Betty.
#Belaventura, próxima novela das sete da #TVRecord, estreia dia 25. Um grande elenco contando uma história medieval. De #GustavoReiz e direção geral de #IvanZettel.
#AViagem (1994), uma das refilmagens mais bem-sucedidas da dramaturgia da #TVGlobo. Da mestra #IvaniRibeiro com a imprescindível colaboração de  #SolangeCastroNeves; Direção de #WolfMaya, #IgnácioCoqueiro e #MaurícioFarias. Em cena, os atores #GuilhermeFontes, #ChristianeTorloni, #CláudioCavalcanti e #YaraCortes
Os atores #MirianFreeland, #GabrielBragaNunes e, ainda garoto, #JoãoVitordaSilva ensaiando cena de #PoderPararelo (2009), uma das melhores novelas do #LauroCesarMuniz na #TVRecord. Direção de #IgnácioCoqueiro. A propósito, sinto falta dessa dramaturgia na emissora.
Oremos pela saúde de #Rogéria, que está internada na UTI da Clínica Pinheiro Machado. Segundo a jornalista Cléo Guimarães, do O Globo, a artista foi levada ao hospital sentindo fortes dores na manhã desta quinta-feira, e está com uma infecção generalizada.
Oremos pela saúde de #Rogéria , que está internada na UTI da Clínica Pinheiro Machado. Segundo a jornalista Cléo Guimarães, do O Globo, a artista foi levada ao hospital sentindo fortes dores na manhã desta quinta-feira, e está com uma infecção generalizada.
#BiaSeidl #TôniaCarreiro #EwertondeCastro e #MarcosCaruso em #SanguedoMeuSangue, novela de #VicenteSesso, adaptada por #PauloFigueiredo e #RitaBuzzar e exibida no #Sbt em 1995. No decorrer da história a escrita foi retomada pelo autor original. A direção primorosa coube aos experientes #NiltonTravesso, #HenriqueMartins, #DelRangel e #AntônioSeabra. Obra de fotografia bonita e elenco primoroso!
#TaísAraujo e #ZezéMotta em #XicadaSilva (1996), novela da extinta #TVManchete. Tornou-se um dos maiores sucessos da teledramaturgia brasileira. De #WalcyrCarrasco (sob o pseudônimo de AdamoAngel) e a direção - firme - geral de #WalterAvancini. À época, a atriz veterana Zezé Motta disse à reportagem do O Globo (23/06/96) que ao chegar na sala do diretor de dramaturgia da emissora, Avancini, ficou lisonjeada com a surpresa que ele teve ao ver suas novas madeixas loiras: "Ele olhou pra mim e disse 'Nossa, quase que dava para você fazer a Xica novamente'".
#TaísAraujo  e #ZezéMotta  em #XicadaSilva  (1996), novela da extinta #TVManchete . Tornou-se um dos maiores sucessos da teledramaturgia brasileira. De #WalcyrCarrasco  (sob o pseudônimo de AdamoAngel) e a direção - firme - geral de #WalterAvancini . À época, a atriz veterana Zezé Motta disse à reportagem do O Globo (23/06/96) que ao chegar na sala do diretor de dramaturgia da emissora, Avancini, ficou lisonjeada com a surpresa que ele teve ao ver suas novas madeixas loiras: "Ele olhou pra mim e disse 'Nossa, quase que dava para você fazer a Xica novamente'".
#MiltonGonçalves dirigindo #CláudioMarzo, #AnaAriel (sentada) e #GlóriaMenezes em #IrmãosCoragem. Milton também atuou na novela, que foi exibida na #TVGlobo em 1970
Ele é um dos atores de sua geração que mais justificam a escalação para bons personagens. Para além dos registros em teatro e cinema, #JohnnyMassaro tem conquistado espaço na teledramaturgia brasileira. Estreou em #Floribella (2005), novela infanto-juvenil da #TVBand, em que interpretou o órfão João Pedro, um dos irmãos Fritzenwalden. Após essa fase, Massaro fez três testes para enfim entrar em #Malhação, quando viveu outro nerd, o Fernando. Sua parceria com a atriz #CarolinieFigueiredo fez sucesso com o público adolescente, que torcia pelo casalzinho ‘Domingas e Fernandinho’. À época, o ator disse em entrevista ao jornalista Zean Bravo, do O Globo (20/07/2008), que estava ansioso antes da estreia porque Malhação vinha de um período de crise de audiência. Havia toda uma expectativa. "Eu afino a voz, dou umas...". Leia a íntegra do texto a partir do link na bio.
Ele é um dos atores de sua geração que mais justificam a escalação para bons personagens. Para além dos registros em teatro e cinema, #JohnnyMassaro  tem conquistado espaço na teledramaturgia brasileira. Estreou em #Floribella  (2005), novela infanto-juvenil da #TVBand , em que interpretou o órfão João Pedro, um dos irmãos Fritzenwalden. Após essa fase, Massaro fez três testes para enfim entrar em #Malhação , quando viveu outro nerd, o Fernando. Sua parceria com a atriz #CarolinieFigueiredo  fez sucesso com o público adolescente, que torcia pelo casalzinho ‘Domingas e Fernandinho’. À época, o ator disse em entrevista ao jornalista Zean Bravo, do O Globo (20/07/2008), que estava ansioso antes da estreia porque Malhação vinha de um período de crise de audiência. Havia toda uma expectativa. "Eu afino a voz, dou umas...". Leia a íntegra do texto a partir do link na bio.
Lamentamos a perda da atriz #MariaEstela. Segundo o jornalista Thell de Castro, do TV História - com atualização do UOL, Rio -, a morte ocorreu no dia 6 de julho, mas somente agora a notícia foi confirmada pelo marido da atriz, Luiz Carlos. Maria Estela estava internada havia cerca de um mês e não resistiu a uma infecção generalizada. A missa do sétimo dia da atriz está programada para acontecer amanhã, 12, às 17h30, em São Paulo, na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, Aclimação. Veterana, havia alguns anos longe da telinha, mas deixa importantes registros na teledramaturgia brasileira:  #DespedidadeSolteiro #MeuBemMeuMal (#TVGlobo), #OsImigrantes #Campeão (#TVBandeirantes), #VidaRoubada #ALeoa #Chiquititas (#Sbt), #MulheresdeAreia #Aritana #MeuRicoPortuguês #OsInocentes (#TVTupi), #AsPupilasdoSenhorReitor #OsDeusesEstãoMortos #CanoadoBagre #MarcasdaPaixão #AlgemasdeOuro (#TVRecord), #OTempoeoVento #OMorrodosVentosUivantes (#TVExcelsior) entre outras...
Lamentamos a perda da atriz #MariaEstela . Segundo o jornalista Thell de Castro, do TV História - com atualização do UOL, Rio -, a morte ocorreu no dia 6 de julho, mas somente agora a notícia foi confirmada pelo marido da atriz, Luiz Carlos. Maria Estela estava internada havia cerca de um mês e não resistiu a uma infecção generalizada. A missa do sétimo dia da atriz está programada para acontecer amanhã, 12, às 17h30, em São Paulo, na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, Aclimação. Veterana, havia alguns anos longe da telinha, mas deixa importantes registros na teledramaturgia brasileira: #DespedidadeSolteiro  #MeuBemMeuMal  (#TVGlobo ), #OsImigrantes  #Campeão  (#TVBandeirantes ), #VidaRoubada  #ALeoa  #Chiquititas  (#Sbt ), #MulheresdeAreia  #Aritana  #MeuRicoPortuguês  #OsInocentes  (#TVTupi ), #AsPupilasdoSenhorReitor  #OsDeusesEstãoMortos  #CanoadoBagre  #MarcasdaPaixão  #AlgemasdeOuro  (#TVRecord ), #OTempoeoVento  #OMorrodosVentosUivantes  (#TVExcelsior ) entre outras...
"Eu sou muito maleável. O prazer e a honra de ter, finalmente, #ReginaDuarte numa novela minha, era uma coisa tão extraordinária que eu nem hesitei [em trocar o papel da veterana na trama]. Eu poderia ter forçado uma barra, mas seria horrível trabalhar com uma pessoa que tá mal à vontade naquele papel. Eu preferia ter como ela fez, tão entusiasmada a personagem Waldete. E ela deu tudo dela pra fazer - embora #TrêsIrmãs não tenha sido uma experiência muito feliz -, que valeu a pena. Pelo menos no personagem dela." O autor #AntônioCalmon em entrevista ao #DonosdaHistória #CanalViva
"Eu sou muito maleável. O prazer e a honra de ter, finalmente, #ReginaDuarte  numa novela minha, era uma coisa tão extraordinária que eu nem hesitei [em trocar o papel da veterana na trama]. Eu poderia ter forçado uma barra, mas seria horrível trabalhar com uma pessoa que tá mal à vontade naquele papel. Eu preferia ter como ela fez, tão entusiasmada a personagem Waldete. E ela deu tudo dela pra fazer - embora #TrêsIrmãs  não tenha sido uma experiência muito feliz -, que valeu a pena. Pelo menos no personagem dela." O autor #AntônioCalmon  em entrevista ao #DonosdaHistória  #CanalViva