an online Instagram web viewer
  • cenasdateledramaturgia
    Cenas da Teledramaturgia BR.
    @cenasdateledramaturgia

Images by cenasdateledramaturgia

Para se apoderar de um discurso de combate ao #racismo realmente válido, a direção de dramaturgia  das emissoras - o departamento comercial - de TV precisa estar disposta a contrariar a ideia de que os anunciantes só toleram a presença de artistas #negros sob condições bem definidas; ultrapassar a fase do #merchandisingsocial em detrimento de uma ação veemente; rejeitar quaisquer tentativas de imposição do público racista externo e identificar o que há de velado internamente; permitir e estimular uma linha de criação autoral de reparação aos #atoresnegros; dar um basta na discrepância que há anos é notória. A propósito, a foto desta postagem é de uma #novela que tem um título muito pertinente: #LadoaLado. É justo que seja assim!
Para se apoderar de um discurso de combate ao #racismo  realmente válido, a direção de dramaturgia das emissoras - o departamento comercial - de TV precisa estar disposta a contrariar a ideia de que os anunciantes só toleram a presença de artistas #negros  sob condições bem definidas; ultrapassar a fase do #merchandisingsocial  em detrimento de uma ação veemente; rejeitar quaisquer tentativas de imposição do público racista externo e identificar o que há de velado internamente; permitir e estimular uma linha de criação autoral de reparação aos #atoresnegros ; dar um basta na discrepância que há anos é notória. A propósito, a foto desta postagem é de uma #novela  que tem um título muito pertinente: #LadoaLado . É justo que seja assim!
Nosso pesar pela perda da irreverente #MárciaCabrita. Fica o registro de bons serviços prestados à dramaturgia brasileira, sobretudo, ao humor!
Nosso pesar pela perda da irreverente #MárciaCabrita . Fica o registro de bons serviços prestados à dramaturgia brasileira, sobretudo, ao humor!
"#ZéCelso recebeu autorização de #ChicoBuarque, por meio de #SilviaBuarque, filha do compositor, para remontar a peça #RodaViva. A autorização dada por Chico Buarque a Zé Celso e ao Teatro Oficina foi confirmada ao Blog do Arcanjo do UOL pela assessoria do cantor, compositor e dramaturgo.
A peça histórica do Oficina foi encenada pela primeira vez em 1968, quando sofreu repressão da ditadura e foi censurada. No elenco original estavam nomes como #MaríliaPêra, #ZezéMotta e #PedroPauloRangel. Na época, os atores chegaram a ser espancados por partidários da extrema direita. Zé sempre sonhou reencenar a peça, que sucedeu #OReidaVela, de 1967 e que é reencenada 50 anos depois atualmente no Teatro Paulo Autran do Sesc Pinheiros. Mas Chico Buarque considerava a obra datada e não permitiu a remontagem até agora. Mas, agora pensa diferente. Diante da situação atual do Oficina, que enfrenta #SilvioSantos, que quer construir torres no terreno que tem ao lado do teatro, o que prejudicaria a arquitetura do Oficina, feita por Lina Bo Bardi e Edson Elito, Chico resolveu mudar de opinião em apoio ao grupo que completa 60 anos de atividade em 2018. A previsão é que a nova versão de 'Roda Viva' estreia em 2018, quando serão completados 50 anos da primeira e histórica versão." Por Miguel Arcanjo Prado, do UOL
"#ZéCelso  recebeu autorização de #ChicoBuarque , por meio de #SilviaBuarque , filha do compositor, para remontar a peça #RodaViva . A autorização dada por Chico Buarque a Zé Celso e ao Teatro Oficina foi confirmada ao Blog do Arcanjo do UOL pela assessoria do cantor, compositor e dramaturgo. A peça histórica do Oficina foi encenada pela primeira vez em 1968, quando sofreu repressão da ditadura e foi censurada. No elenco original estavam nomes como #MaríliaPêra , #ZezéMotta  e #PedroPauloRangel . Na época, os atores chegaram a ser espancados por partidários da extrema direita. Zé sempre sonhou reencenar a peça, que sucedeu #OReidaVela , de 1967 e que é reencenada 50 anos depois atualmente no Teatro Paulo Autran do Sesc Pinheiros. Mas Chico Buarque considerava a obra datada e não permitiu a remontagem até agora. Mas, agora pensa diferente. Diante da situação atual do Oficina, que enfrenta #SilvioSantos , que quer construir torres no terreno que tem ao lado do teatro, o que prejudicaria a arquitetura do Oficina, feita por Lina Bo Bardi e Edson Elito, Chico resolveu mudar de opinião em apoio ao grupo que completa 60 anos de atividade em 2018. A previsão é que a nova versão de 'Roda Viva' estreia em 2018, quando serão completados 50 anos da primeira e histórica versão." Por Miguel Arcanjo Prado, do UOL
O autor #MarcilioMoraes desabafou nesta terça-feira, 31, sobre ter mais um projeto de dramaturgia descartado pela direção da #RecordTV. "Neste 31 de outubro de 2017, completam-se 500 anos que #MartinhoLutero afixou suas 95 teses na porta do castelo de Wittenberg, o que se considera o marco da #ReformaProtestante. Eu tive o sonho de estrear hoje uma série sobre este personagem. Infelizmente, meu projeto não foi adiante. E a televisão brasileira perdeu a oportunidade de mostrar a interessantíssima vida desse monge e de discutir temas fundamentais levantados por Lutero, tanto filosóficos - como liberdade de consciência, livre arbítrio, etc - quanto religiosos - fé, divisão da igreja, etc -, e históricos e políticos - para se ter uma ideia, Lutero foi cultuado tanto na Alemanha nazista quanto na comunista. Uma lástima! Como sempre, preferimos continuar falando de abobrinhas".
O autor #MarcilioMoraes  desabafou nesta terça-feira, 31, sobre ter mais um projeto de dramaturgia descartado pela direção da #RecordTV . "Neste 31 de outubro de 2017, completam-se 500 anos que #MartinhoLutero  afixou suas 95 teses na porta do castelo de Wittenberg, o que se considera o marco da #ReformaProtestante . Eu tive o sonho de estrear hoje uma série sobre este personagem. Infelizmente, meu projeto não foi adiante. E a televisão brasileira perdeu a oportunidade de mostrar a interessantíssima vida desse monge e de discutir temas fundamentais levantados por Lutero, tanto filosóficos - como liberdade de consciência, livre arbítrio, etc - quanto religiosos - fé, divisão da igreja, etc -, e históricos e políticos - para se ter uma ideia, Lutero foi cultuado tanto na Alemanha nazista quanto na comunista. Uma lástima! Como sempre, preferimos continuar falando de abobrinhas".
Nenhum autor de novelas deveria usar merchandising social, pirotecnia ou cenas chocantes como bengala para um texto mediano.
Nenhum autor de novelas deveria usar merchandising social, pirotecnia ou cenas chocantes como bengala para um texto mediano.
Vez em quando bate uma saudade daquela #dramaturgia que somente a extinta #TVManchete ousava e sabia fazer! Nesta foto, os veteranos #TôniaCarrero e #CarlosAlberto, que viviam o casal Letícia e Francisco Lima Vianna em #KanangadoJapão (1989), novela de #WilsonAguiarFilho, com produção de #JaymeMonjardim e direção de #CarlosMagalhães e #TizukaYamazaki
"Querem obediência! A ordem clássica da teledramaturgia que prevê que os autores proponham suas ideias, não existe mais na #TVRecord. Agora, lá, a direção decide os temas que quer ver nas novelas e séries - todos eles inspirados na 'Bíblia'. Funciona por encomenda. Nem todos estão felizes com isso." (Coluna Patrícia  Kogut | O Globo - 18/10/2017) ABSURDO!!! Se procedente, é lamentável e revoltante. Aliás, pode significar o prenúncio da falência da dramaturgia da emissora. Os profissionais envolvidos e o público não merecem tamanha submissão a quaisquer caprichos da cúpula religiosa.
"Querem obediência! A ordem clássica da teledramaturgia que prevê que os autores proponham suas ideias, não existe mais na #TVRecord . Agora, lá, a direção decide os temas que quer ver nas novelas e séries - todos eles inspirados na 'Bíblia'. Funciona por encomenda. Nem todos estão felizes com isso." (Coluna Patrícia Kogut | O Globo - 18/10/2017) ABSURDO!!! Se procedente, é lamentável e revoltante. Aliás, pode significar o prenúncio da falência da dramaturgia da emissora. Os profissionais envolvidos e o público não merecem tamanha submissão a quaisquer caprichos da cúpula religiosa.
#DéboraFalabella fez por merecer o destaque no capítulo desta terça-feira, 17. A sequência da morte trágica de Irene foi impactante, com referência a filmes de terror. Parabéns, #GlóriaPerez e toda a equipe! #AForçadoQuerer #TVGlobo #RogérioGomes #PedroVasconcelos
O diretor #LuizFernandoCarvalho foi tão criticado pela concepção artística de #VelhoChico, mas a estética de #OOutroLadodoParaíso, próxima novela das nove da #TVGlobo, é também um tanto excêntrica. A trama começa em 2007 e depois salta para os dias atuais. #MauroMendonçaFilho, diretor artístico da história de #WalcyrCarrasco, "criou um conceito 'Palmas, Texas', inspirado no filme 'Paris, Texas', para ambientar as primeiras cenas: - Adoro o Velho Oeste, e quis adotar um olhar estrangeiro para cá. Estamos construindo uma fantasia com um pezinho no romantismo do século XIX. É uma história de pessoas brutas, terra árida, cânions, mulheres vencendo um sistema arcaico estabelecido. Só não vai ter muito cavalo, são mais motos nesse ambiente desértico. Os personagens têm traços da cultura country." (O Globo, 27/08/2017). Observadas as peculiaridades de cada um, nossa reverência a ambos, excelentes profissionais da teledramaturgia brasileira.
O diretor #LuizFernandoCarvalho  foi tão criticado pela concepção artística de #VelhoChico , mas a estética de #OOutroLadodoParaíso , próxima novela das nove da #TVGlobo , é também um tanto excêntrica. A trama começa em 2007 e depois salta para os dias atuais. #MauroMendonçaFilho , diretor artístico da história de #WalcyrCarrasco , "criou um conceito 'Palmas, Texas', inspirado no filme 'Paris, Texas', para ambientar as primeiras cenas: - Adoro o Velho Oeste, e quis adotar um olhar estrangeiro para cá. Estamos construindo uma fantasia com um pezinho no romantismo do século XIX. É uma história de pessoas brutas, terra árida, cânions, mulheres vencendo um sistema arcaico estabelecido. Só não vai ter muito cavalo, são mais motos nesse ambiente desértico. Os personagens têm traços da cultura country." (O Globo, 27/08/2017). Observadas as peculiaridades de cada um, nossa reverência a ambos, excelentes profissionais da teledramaturgia brasileira.
No capítulo de #AForçadoQuerer (#TVGlobo), desta quinta (05), foi exibida uma cena em que Bibi (#JulianaPaes) desabafa sobre seu incômodo com o esfriamento da relação com Rubinho (#EmílioDantas). Ele dissimula. Ela parece intuir que o final da história do casal está próximo. 
Com assinatura de #GlóriaPerez e ótima direção de atores, a cena faz a gente voltar ao tempo das novelas em que o emudecer, a respiração, a troca de olhares entre os personagens, tudo contribuía para um ótimo resultado. Ainda é possível! #RogérioGomes #PedroVasconcellos
No capítulo de #AForçadoQuerer  (#TVGlobo ), desta quinta (05), foi exibida uma cena em que Bibi (#JulianaPaes ) desabafa sobre seu incômodo com o esfriamento da relação com Rubinho (#EmílioDantas ). Ele dissimula. Ela parece intuir que o final da história do casal está próximo. Com assinatura de #GlóriaPerez  e ótima direção de atores, a cena faz a gente voltar ao tempo das novelas em que o emudecer, a respiração, a troca de olhares entre os personagens, tudo contribuía para um ótimo resultado. Ainda é possível! #RogérioGomes  #PedroVasconcellos 
#JoanaFomm é Miriam Viridiana, esposa que logo se torna viúva do patriarca da família McGold, John McGold, vivido por #TarcísioMeira numa participação luxuosa nos dois primeiros capítulos da história. #BangBang (#TVGlobo - 2005) pode não ter sido bem sucedida como novela, pode não ter conquistado audiência louvável, mas é  fruto da criação irreverente do inquieto #MárioPrata. A escrita contou com a imprescindível colaboração de #AntônioPrata, #AnaFerreira, #ChicoMattoso, #FilipeMiguez, #MárciaPrates e #ReinaldoMoraes; Supervisão de texto de #CarlosLombardi; Direção de #PauloSilvestrini, #CláudioBoeckel, #AryCoslov, #CarloMilani e #JoséLuizVillamarim (geral); Núcleo de #RicardoWaddington
#JoanaFomm  é Miriam Viridiana, esposa que logo se torna viúva do patriarca da família McGold, John McGold, vivido por #TarcísioMeira  numa participação luxuosa nos dois primeiros capítulos da história. #BangBang  (#TVGlobo  - 2005) pode não ter sido bem sucedida como novela, pode não ter conquistado audiência louvável, mas é fruto da criação irreverente do inquieto #MárioPrata . A escrita contou com a imprescindível colaboração de #AntônioPrata , #AnaFerreira , #ChicoMattoso , #FilipeMiguez , #MárciaPrates  e #ReinaldoMoraes ; Supervisão de texto de #CarlosLombardi ; Direção de #PauloSilvestrini , #CláudioBoeckel , #AryCoslov , #CarloMilani  e #JoséLuizVillamarim  (geral); Núcleo de #RicardoWaddington 
"#FernandaMontenegro, 87 anos, a rainjá da dramaturgia brasileira. Aqui, ela está caracterizada como a Mercedes de #OOutroLadodoParaíso, a próxima novela das 21h, com previsão de estreia para o fim de outubro. Na trama de #WalcyrCarrasco , com direção artística de #MauroMendonçaFilho , Mercedes é uma mística, que escuta vozes, e mora na fictícia Pedra Santa. Ela profetizará o... fim do mundo. Caraaaaaaamba!" Por Ancelmo Goes | O Globo (01/10)
"#FernandaMontenegro , 87 anos, a rainjá da dramaturgia brasileira. Aqui, ela está caracterizada como a Mercedes de #OOutroLadodoParaíso , a próxima novela das 21h, com previsão de estreia para o fim de outubro. Na trama de #WalcyrCarrasco  , com direção artística de #MauroMendonçaFilho  , Mercedes é uma mística, que escuta vozes, e mora na fictícia Pedra Santa. Ela profetizará o... fim do mundo. Caraaaaaaamba!" Por Ancelmo Goes | O Globo (01/10)
"No item realismo, outro destaque são as cenas na favela, gravadas com fidelidade de documentário. Em alguns capítulos, era como se fosse a continuação da cobertura da invasão da Rocinha do 'Jornal Nacional'. Até saber que Sabiá era Jonathan Azevedo, que já brilhara em outros trabalhos, achei que se tratava de um traficante no papel dele mesmo." O trecho em questão foi extraído de um texto jornalístico de elogio à autora #GlóriaPerez e ao bom trabalho dos atores #CarolDuarte e #JonathanAzevedo. Não é fácil ser ator #negro no Brasil. Não daremos crédito/link da postagem original para evitar apedrejamento virtual, que também é algo execrável. Serve apenas para nossa reflexão!
"No item realismo, outro destaque são as cenas na favela, gravadas com fidelidade de documentário. Em alguns capítulos, era como se fosse a continuação da cobertura da invasão da Rocinha do 'Jornal Nacional'. Até saber que Sabiá era Jonathan Azevedo, que já brilhara em outros trabalhos, achei que se tratava de um traficante no papel dele mesmo." O trecho em questão foi extraído de um texto jornalístico de elogio à autora #GlóriaPerez  e ao bom trabalho dos atores #CarolDuarte  e #JonathanAzevedo . Não é fácil ser ator #negro  no Brasil. Não daremos crédito/link da postagem original para evitar apedrejamento virtual, que também é algo execrável. Serve apenas para nossa reflexão!
É de se imaginar que alguns atores em idade mais avançada estejam impossibilitados de decorar textos, marcação de cenas, encarar o ritmo de produção industrial da televisão atual. Mas não justifica uma ausência tão sensível da maioria desses profissionais. Nesta foto, os veteranos #LimaDuarte e #MárciaReal, que está há 20 anos afastada do vídeo. A última novela da atriz foi #CanoadoBagre, na #TVRecord. Apenas um exemplo entre outros tantos. Lamentável!
É de se imaginar que alguns atores em idade mais avançada estejam impossibilitados de decorar textos, marcação de cenas, encarar o ritmo de produção industrial da televisão atual. Mas não justifica uma ausência tão sensível da maioria desses profissionais. Nesta foto, os veteranos #LimaDuarte  e #MárciaReal , que está há 20 anos afastada do vídeo. A última novela da atriz foi #CanoadoBagre , na #TVRecord . Apenas um exemplo entre outros tantos. Lamentável!
#FranciscoCuoco é Lucas Cantomaia, pai de Adriana (#JúliaLemmertz), Daise (#FernandaTorres) e Dóris (#MaluMader) em #EuPrometo (#TVGlobo - 1983), última novela da autora #JaneteClair. Vale ressaltar a imprescindível colaboração de #GlóriaPerez na escrita. Direção de #LuisAntonioPiá e #DennisCarvalho; Supervisão de #DanielFilho. Vale a pena ver de novo!
Em #TendadosMilagres (#TVGlobo - 1985), uma das mulheres que cruzam o caminho de Pedro Arcanjo (#NelsonXavier) é a jornalista Ana Mercedes (#TâniaAlves), por quem ele se apaixona. Ela funda o jornal 'Tenda dos Milagres' para amplificar a mensagem de luta contra a discriminação racial e a intolerância religiosa. Simpatizante ao movimento negro, o professor Fraga Neto (#GracindoJunior) apoia a causa. A minissérie, baseada no romance homônimo de #JorgeAmado, é de autoria de #AguinaldoSilva, escrita com #ReginaBraga; Direção de #MaurícioFarias, #IgnácioCoqueiro e #PauloAfonsoGrisolli (geral); Direção de núcleo de #AryNogueira; Supervisão de #DanielFilho
Em #TendadosMilagres  (#TVGlobo  - 1985), uma das mulheres que cruzam o caminho de Pedro Arcanjo (#NelsonXavier ) é a jornalista Ana Mercedes (#TâniaAlves ), por quem ele se apaixona. Ela funda o jornal 'Tenda dos Milagres' para amplificar a mensagem de luta contra a discriminação racial e a intolerância religiosa. Simpatizante ao movimento negro, o professor Fraga Neto (#GracindoJunior ) apoia a causa. A minissérie, baseada no romance homônimo de #JorgeAmado , é de autoria de #AguinaldoSilva , escrita com #ReginaBraga ; Direção de #MaurícioFarias , #IgnácioCoqueiro  e #PauloAfonsoGrisolli  (geral); Direção de núcleo de #AryNogueira ; Supervisão de #DanielFilho 
Ornela (#VeraHoltz) despertava a avidez no mulherio, nos gays. A personagem, uma mulher rica, madura e experiente, era cliente fiel de Mateus (#CauãReymond), um rapaz sedutor, que trabalhava como garoto de programa. Ela acaba se apaixonando por ele. #Belíssima #TVGlobo - 2005. Novela de #SilviodeAbreu, escrita com #SérgioMarques e #ViníciusVianna; Direção de #FláviaLacerda, #GustavoFernandez e #NatáliaGrimberg; Direção geral de #CarlosAraújo, #LuizHenriqueRios e #DeniseSaraceni (núcleo). Vale a pena ver de novo!
Ornela (#VeraHoltz ) despertava a avidez no mulherio, nos gays. A personagem, uma mulher rica, madura e experiente, era cliente fiel de Mateus (#CauãReymond ), um rapaz sedutor, que trabalhava como garoto de programa. Ela acaba se apaixonando por ele. #Belíssima  #TVGlobo  - 2005. Novela de #SilviodeAbreu , escrita com #SérgioMarques  e #ViníciusVianna ; Direção de #FláviaLacerda , #GustavoFernandez  e #NatáliaGrimberg ; Direção geral de #CarlosAraújo , #LuizHenriqueRios  e #DeniseSaraceni  (núcleo). Vale a pena ver de novo!
Saudades, moço! Você faz falta por aqui. #DomingosMontagner ❤