an online Instagram web viewer
  • rafael_tortella
    Rafael Tortella
    @rafael_tortella

Images by rafael_tortella

Você já pensou que é caro ser vegano? O que você diria para uma pessoa de baixa renda quando ela descobrisse que dá pra ser vegano com um prato simples e barato como este, que foi a vida toda enganada achando que PRECISARIA de carne e que veganismo é só pra quem é rico?
.
Vamos quebrar os mitos e preconceitos! Alguns produtos veganos industrializados mais específicos (tipo queijo, linguíça...) podem ser realmente mais caros, por questões de mercado mesmo, assim como os produtos sem glúten, os diets (quando começaram a entrar no mercado, mas agora já estão equiparados), etc. Porque entram na categoria de produtos "gourmet". Com o tempo, aumento da demanda e produção, a tendência é igualar. Fora que tem um monte de industrializados padrão que são acidentalmente veganos (como bolachas, salgadinhos...)
Mas ninguém precisa deles pra ser vegano. O básico, o dia a dia vegano, é muito mais barato do que quando se tem carne no prato. E com alimentos que já teria no prato de qualquer jeito! A maior parte da composição do prato de qualquer pessoa são de produtos vegetais! Basta tirar os produtos animais e caprichar nos substitutos (que geralmente são os feijões, ervilha, lentilha, grão de bico, soja... leguminosas em geral)
.
Como prova, a maior ong de alimentação de desnutridos do mundo, Food For Life Global, alimenta mais de 2 MI de pessoas por dia, usa comida vegana porque é mais barata e alimenta de 30 a 40 vezes mais pessoas com o mesmo dinheiro.
.
Aqui temos: arroz com ervilha temperado com nóz moscada e gengibre em pó, salada de alface, rúcula, cenoura, pepino e tomate (que não apareceu), com um molho especial de mostarda, azeite e melado de cana. Simples e delicioso!
.
Saia da negação, elimine as desculpas, abra a mente, porque veganismo é muito mais fácil e acessível do que se pensa! Principalmente quando a gente reconhece que para uma boa alimentação não há necessidade de ter vítimas!
Você já pensou que é caro ser vegano? O que você diria para uma pessoa de baixa renda quando ela descobrisse que dá pra ser vegano com um prato simples e barato como este, que foi a vida toda enganada achando que PRECISARIA de carne e que veganismo é só pra quem é rico? . Vamos quebrar os mitos e preconceitos! Alguns produtos veganos industrializados mais específicos (tipo queijo, linguíça...) podem ser realmente mais caros, por questões de mercado mesmo, assim como os produtos sem glúten, os diets (quando começaram a entrar no mercado, mas agora já estão equiparados), etc. Porque entram na categoria de produtos "gourmet". Com o tempo, aumento da demanda e produção, a tendência é igualar. Fora que tem um monte de industrializados padrão que são acidentalmente veganos (como bolachas, salgadinhos...) Mas ninguém precisa deles pra ser vegano. O básico, o dia a dia vegano, é muito mais barato do que quando se tem carne no prato. E com alimentos que já teria no prato de qualquer jeito! A maior parte da composição do prato de qualquer pessoa são de produtos vegetais! Basta tirar os produtos animais e caprichar nos substitutos (que geralmente são os feijões, ervilha, lentilha, grão de bico, soja... leguminosas em geral) . Como prova, a maior ong de alimentação de desnutridos do mundo, Food For Life Global, alimenta mais de 2 MI de pessoas por dia, usa comida vegana porque é mais barata e alimenta de 30 a 40 vezes mais pessoas com o mesmo dinheiro. . Aqui temos: arroz com ervilha temperado com nóz moscada e gengibre em pó, salada de alface, rúcula, cenoura, pepino e tomate (que não apareceu), com um molho especial de mostarda, azeite e melado de cana. Simples e delicioso! . Saia da negação, elimine as desculpas, abra a mente, porque veganismo é muito mais fácil e acessível do que se pensa! Principalmente quando a gente reconhece que para uma boa alimentação não há necessidade de ter vítimas!
LEITE VEGETAL INSTANTÂNEO!
Guarda essa dica que é sucesso de tão fácil: SÓ BATER PASTA DE AMENDOIM COM ÁGUA! 😃😄😍👏👏👏
Funciona também com pasta de qualquer outra castanha ou com manteiga de coco!
As medidas?
- 1 cs caprichada de pasta de amendoim. - 1 xc de água quente.
Bater bem com liquidificador ou mixer. Pronto!!! Pra tomar ele puro, coloquei 1 cc de açúcar demerara e ficou ótimo! Questão de gosto, pode ser sem.
Fiz outro copo com achocolatado, muito bom também. .
Ví pela primeira vez a Ju, do @veganize_se, improvisando em um stories e deu super certo! Depois vi a @nutricionistarafaelamold padronizando a medida.
.
O pão é com homus.
LEITE VEGETAL INSTANTÂNEO! Guarda essa dica que é sucesso de tão fácil: SÓ BATER PASTA DE AMENDOIM COM ÁGUA! 😃😄😍👏👏👏 Funciona também com pasta de qualquer outra castanha ou com manteiga de coco! As medidas? - 1 cs caprichada de pasta de amendoim. - 1 xc de água quente. Bater bem com liquidificador ou mixer. Pronto!!! Pra tomar ele puro, coloquei 1 cc de açúcar demerara e ficou ótimo! Questão de gosto, pode ser sem. Fiz outro copo com achocolatado, muito bom também. . Ví pela primeira vez a Ju, do @veganize_se, improvisando em um stories e deu super certo! Depois vi a @nutricionistarafaelamold padronizando a medida. . O pão é com homus.
Hoje fui experimentar o lanche do @seo.brocolis , hamburgueria completamente vegana em Campinas! Muito delícia!!!
O esquema lá é assim, você paga R$ 17,90 e pode escolher qualquer item do cardápio pra montar seu lanche como quiser! Este meu foi com pão tradicional,  hambúrguer de quinoa, rúcula, picles azeitona, queijo vegano, bacon vegano, veganese da casa. Ficou maravilhoso! 😄😄 ainda teve onion rings e muuuuita batata frita! .
#govegan
Hoje fui experimentar o lanche do @seo.brocolis , hamburgueria completamente vegana em Campinas! Muito delícia!!! O esquema lá é assim, você paga R$ 17,90 e pode escolher qualquer item do cardápio pra montar seu lanche como quiser! Este meu foi com pão tradicional, hambúrguer de quinoa, rúcula, picles azeitona, queijo vegano, bacon vegano, veganese da casa. Ficou maravilhoso! 😄😄 ainda teve onion rings e muuuuita batata frita! . #govegan 
Esta é uma lasanha de jaca verde, cogumelos e molho branco da Cheiro Verde que comi na 1a Festveg de Amparo, que aconteceu no domingo! Ainda provei uma deliciosa empada de shimeji da Shilema e o hamburguer de grão de bico da foto 2 do Empório Om. As outras fotos são umas gerais do evento, que estava muito bom, muita troca de informação, pessoas interessadas, comidas boas e sem crueldade, artesanato, vestuário, livros, ongs e ótimas palestras. Tive o prazer de dar uma das palestras e poder falar com as pessoas sobre o despertar do veganismo, ética e especismo. Cada dia vejo mais gente interessada no assunto e percebendo que, se devemos algum respeito aos animais, devemos respeitar seus direitos mais básicos: sua liberdade, sua integridade física e sua VIDA. O único caminho neste sentido é o veganismo!
Esta é uma lasanha de jaca verde, cogumelos e molho branco da Cheiro Verde que comi na 1a Festveg de Amparo, que aconteceu no domingo! Ainda provei uma deliciosa empada de shimeji da Shilema e o hamburguer de grão de bico da foto 2 do Empório Om. As outras fotos são umas gerais do evento, que estava muito bom, muita troca de informação, pessoas interessadas, comidas boas e sem crueldade, artesanato, vestuário, livros, ongs e ótimas palestras. Tive o prazer de dar uma das palestras e poder falar com as pessoas sobre o despertar do veganismo, ética e especismo. Cada dia vejo mais gente interessada no assunto e percebendo que, se devemos algum respeito aos animais, devemos respeitar seus direitos mais básicos: sua liberdade, sua integridade física e sua VIDA. O único caminho neste sentido é o veganismo!
Aqui está o espetinho vegano pra arrasar no churrasco da família e ainda desperta interesse no assunto! 😉
SÉRIÃO, ouvi frases do tipo "assim eu seria vegano", "comeria fácil um churrasco só disso" e por aí vai! 
Gente, nós só fomos habituados a comer animais e o que vem deles, mas dá (e devemos) reverter isso aí, sem abrir mão do paladar! 
Imagina que bizarro seria se fosse o contrário: a sociedade tivesse se acostumado a comer espetinhos assim e um maluco viesse falando "caras, eu criei um boi, cortei sua jugular, tirei a pele, esquartejei seu corpo e trouxe aqui os pedaços pra gente assar no fogo." .
Então vai a receita do sucesso (me baseei na da Paula do Presunto Vegetariano, com algumas modificações). Faça no dia anterior de noite.
- 200 g de proteína de soja grande.
- 1 berinjela.
- 2 abobrinhas.
- 6 tomates grandes.
- 1 pimentão amarelo.
- 1 pimentão vermelho.
- 3 cenouras.
- 4 cebolas grandes.
- 1 xc de azeite.
- 1 xc  e 1/2 de shoyu.
- 1/2 xc de suco de limão
- 1 maço de cheiro verde.
- 1 tempero para churrasco (tinha orégano, cominho, pimenta vermelha, e mais algumas coisas que não lembro hahaha).
- 8 dentes de alho bem picados.
- fumaça em pó (opcional).
Hidrate a soja com água quente e vinagre por 15 min. Enquanto isso, faça uma mistura de 2 xc de água, 1/2 xc de shoyu e 2 cc de fumaça em pó e aqueça até ferver. Escorra a água da soja, esprema bem elas pra tirar o excesso e faça uma segunda hidratação com esta mistura quente por mais 10 minutos. Escorra, esprema e reserve. 
A berinjela e a abobrinha eu cortei em rodelas grossas e depois tipo pizza, pra todos os pedaços ficarem com casca. Tira as sementes do tomate e corte em quadrados. Pinentões e cebola também devem ser cortados em quadrados. A cenoura cortei em rodelas e dei uma pré-cozida. Cheiro verde bem picadinho. 
Faça o molho separado em duas porções, cada uma com: 1/2 xc de azeite, 1/2 xc de shoyu, 1/4 xc de limão, metade do cheiro verde, 3 cs do tempero pra churrasco, e 2 cc de fumaça em pó.
Tempere a soja em um recipiente com uma destas porções e os vegetais com a outra parte. Misture bem, tampe e deixe marinando da noite pro dia. Monte os espetos, ponha na churrasqueira e vá pro abraço!
Aqui está o espetinho vegano pra arrasar no churrasco da família e ainda desperta interesse no assunto! 😉 SÉRIÃO, ouvi frases do tipo "assim eu seria vegano", "comeria fácil um churrasco só disso" e por aí vai! Gente, nós só fomos habituados a comer animais e o que vem deles, mas dá (e devemos) reverter isso aí, sem abrir mão do paladar! Imagina que bizarro seria se fosse o contrário: a sociedade tivesse se acostumado a comer espetinhos assim e um maluco viesse falando "caras, eu criei um boi, cortei sua jugular, tirei a pele, esquartejei seu corpo e trouxe aqui os pedaços pra gente assar no fogo." . Então vai a receita do sucesso (me baseei na da Paula do Presunto Vegetariano, com algumas modificações). Faça no dia anterior de noite. - 200 g de proteína de soja grande. - 1 berinjela. - 2 abobrinhas. - 6 tomates grandes. - 1 pimentão amarelo. - 1 pimentão vermelho. - 3 cenouras. - 4 cebolas grandes. - 1 xc de azeite. - 1 xc e 1/2 de shoyu. - 1/2 xc de suco de limão - 1 maço de cheiro verde. - 1 tempero para churrasco (tinha orégano, cominho, pimenta vermelha, e mais algumas coisas que não lembro hahaha). - 8 dentes de alho bem picados. - fumaça em pó (opcional). Hidrate a soja com água quente e vinagre por 15 min. Enquanto isso, faça uma mistura de 2 xc de água, 1/2 xc de shoyu e 2 cc de fumaça em pó e aqueça até ferver. Escorra a água da soja, esprema bem elas pra tirar o excesso e faça uma segunda hidratação com esta mistura quente por mais 10 minutos. Escorra, esprema e reserve. A berinjela e a abobrinha eu cortei em rodelas grossas e depois tipo pizza, pra todos os pedaços ficarem com casca. Tira as sementes do tomate e corte em quadrados. Pinentões e cebola também devem ser cortados em quadrados. A cenoura cortei em rodelas e dei uma pré-cozida. Cheiro verde bem picadinho. Faça o molho separado em duas porções, cada uma com: 1/2 xc de azeite, 1/2 xc de shoyu, 1/4 xc de limão, metade do cheiro verde, 3 cs do tempero pra churrasco, e 2 cc de fumaça em pó. Tempere a soja em um recipiente com uma destas porções e os vegetais com a outra parte. Misture bem, tampe e deixe marinando da noite pro dia. Monte os espetos, ponha na churrasqueira e vá pro abraço!
Amanhã darei a palestra "O despertar para o veganismo" na 1a FestVeg de Amparo, às 13 horas. 
O que é? Por que cada vez mais pessoas estão aderindo a esta causa? Por que você também deveria considerar o veganismo?

Esta palestra deixa evidente que a grande maioria das pessoas já tem a base para uma consciência vegana. Só precisam fazer a conexão!

Palestrante: 
Rafael Tortella é empresário, designer e ativista vegano.
Local: Jardim Público, Rua Carlos de Campos, Centro.

A feira contará com expositores de alimentos, vestuário, cosméticos, artesanato, etc... tudo livre de exploração animal. Além de outras palestras, música, e atrações. Confira a programação no evento no Facebook.
Amanhã darei a palestra "O despertar para o veganismo" na 1a FestVeg de Amparo, às 13 horas. O que é? Por que cada vez mais pessoas estão aderindo a esta causa? Por que você também deveria considerar o veganismo? Esta palestra deixa evidente que a grande maioria das pessoas já tem a base para uma consciência vegana. Só precisam fazer a conexão! Palestrante: Rafael Tortella é empresário, designer e ativista vegano. Local: Jardim Público, Rua Carlos de Campos, Centro. A feira contará com expositores de alimentos, vestuário, cosméticos, artesanato, etc... tudo livre de exploração animal. Além de outras palestras, música, e atrações. Confira a programação no evento no Facebook.
Hoje foi dia de pedir o estrogonofe de cogumelos da @bakedpotatooficial no prato, com arroz e batata palha. 
Ótima opção em diversos shoppings! 😉
.
#govegan #backedpotato
Hoje foi dia de pedir o estrogonofe de cogumelos da @bakedpotatooficial no prato, com arroz e batata palha. Ótima opção em diversos shoppings! 😉 . #govegan  #backedpotato 
Olha este queijo de tremoço da Veg Vida 😍😍😍 Ótimo pra um lanchinho na chapa! 
Sabor suave muito bom e textura que me lembrou aquele queijo frescal Danubio, inclusive quando aquecido (faz mais de 5 anos que não como isso, então posso estar com uma referência defasada rsrsrss).
A Veg Vida é uma loja em Campinas, mas se você não está por aqui, as Viewganas dão uma receita pra fazer queijo de tremoço em casa que parece muito fácil! Procure no canal delas no youtube! .
Que tal deixar de lado produtos que dependem de abuso sexual de vacas, sequestro e assassinato de seus bebes, tortura, doenças, exaustão e morte durante o processo? Temos milhares de alternativas. Está em nossas mãos mudar esta realidade. Já os animais, não possuem escolha alguma, a não ser contar com a nossa compaixão.
.
Olha este queijo de tremoço da Veg Vida 😍😍😍 Ótimo pra um lanchinho na chapa! Sabor suave muito bom e textura que me lembrou aquele queijo frescal Danubio, inclusive quando aquecido (faz mais de 5 anos que não como isso, então posso estar com uma referência defasada rsrsrss). A Veg Vida é uma loja em Campinas, mas se você não está por aqui, as Viewganas dão uma receita pra fazer queijo de tremoço em casa que parece muito fácil! Procure no canal delas no youtube! . Que tal deixar de lado produtos que dependem de abuso sexual de vacas, sequestro e assassinato de seus bebes, tortura, doenças, exaustão e morte durante o processo? Temos milhares de alternativas. Está em nossas mãos mudar esta realidade. Já os animais, não possuem escolha alguma, a não ser contar com a nossa compaixão. .
Dica de café da manhã fácil, super light, proteico e vegan? 
Tapioca com tofu mexido!!! Muito fácil de fazer, basta amassar o tofu com garfo, temperar com cúrcuma (açafrão-da-terra, pode caprixar), orégano, sal (poderia ter uns tomatinhos picados também, ou o que mais você gostar). Refoga cebola picadinha, leve esta mistura à frigideira e vai mexendo até esquentar bem e começar a dourar. Está pronto! 
Se fizer questão do gosto característico de ovo, use sal negro. Eu tô fora, eca! Hahahaha
.
Galinhas poedeiras são os animais que mais sofrem em nossas mãos. Digite "what is wrong with eggs" no Youtube (tem legendas em português pra ativar).
.
#nemovo #deixemasgalinhaempaz #govegan #semovo #vegano #vegana
Dica de café da manhã fácil, super light, proteico e vegan? Tapioca com tofu mexido!!! Muito fácil de fazer, basta amassar o tofu com garfo, temperar com cúrcuma (açafrão-da-terra, pode caprixar), orégano, sal (poderia ter uns tomatinhos picados também, ou o que mais você gostar). Refoga cebola picadinha, leve esta mistura à frigideira e vai mexendo até esquentar bem e começar a dourar. Está pronto! Se fizer questão do gosto característico de ovo, use sal negro. Eu tô fora, eca! Hahahaha . Galinhas poedeiras são os animais que mais sofrem em nossas mãos. Digite "what is wrong with eggs" no Youtube (tem legendas em português pra ativar). . #nemovo  #deixemasgalinhaempaz  #govegan  #semovo  #vegano  #vegana 
Pão de abobrinha maravilha do Delícias do Santuário com uma saladinha para um jantar leve!
Feito pela @cintiaveg_ do @santuarioterradosbichos .
#santuarioterradosbichos #govegan
Pão de abobrinha maravilha do Delícias do Santuário com uma saladinha para um jantar leve! Feito pela @cintiaveg_ do @santuarioterradosbichos . #santuarioterradosbichos  #govegan 
LUTO: HOJE PARTEM DE SANTOS 27 MIL INOCENTES NO NAVIO DA MORTE!
.
Veja meus stories. Mais detalhes, artigo sobre o transporte de animais vivos e petições para se posicionar contra esta monstruosidade estão nos meus últimos posts no facebook. Link na minha bio.
.
Mas o melhor posicionamento que podemos tomar individualmente contra a morte desnecessária de inocentes é deixar seus produtos fora de nossos pratos. #govegan #pelos27mil
.
Foto de uma das vítimas deste massacre feita por George Guimarães e Taisa Leonardo.
LUTO: HOJE PARTEM DE SANTOS 27 MIL INOCENTES NO NAVIO DA MORTE! . Veja meus stories. Mais detalhes, artigo sobre o transporte de animais vivos e petições para se posicionar contra esta monstruosidade estão nos meus últimos posts no facebook. Link na minha bio. . Mas o melhor posicionamento que podemos tomar individualmente contra a morte desnecessária de inocentes é deixar seus produtos fora de nossos pratos. #govegan  #pelos27mil  . Foto de uma das vítimas deste massacre feita por George Guimarães e Taisa Leonardo.
Dadinhos de tapioca da @bsimoes_cozinhanatural, com um cafézinho! Muito booom!!!
Amélie aprovou! 😉😍😍
.
#govegan
Dadinhos de tapioca da @bsimoes_cozinhanatural, com um cafézinho! Muito booom!!! Amélie aprovou! 😉😍😍 . #govegan